top of page

Contas de luz terão novo número de identificação a partir de 2026

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura

A partir da primeira semana de janeiro de 2026, os clientes da Cemig, em Uberlândia e em todo o país, passarão a utilizar um novo número de identificação nas contas de energia elétrica. A mudança atende a uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será adotada por todas as distribuidoras.


Cemig/Divulgação
Cemig/Divulgação

O atual número da Instalação, utilizado há décadas e iniciado pelo dígito 3, será substituído pelo número da Unidade Consumidora, um código padronizado nacionalmente com 15 dígitos. Esse identificador será usado para solicitar serviços, registrar falta de energia e acessar os canais de atendimento.


Segundo a Cemig, o novo número começará a aparecer nas faturas e nos sistemas de atendimento ao longo de janeiro de 2026. A concessionária informa que a mudança é apenas cadastral e não altera o valor da conta nem a forma de cálculo do consumo.


Durante um período de transição de até 12 meses, o número de instalação antigo continuará disponível para consulta. Nesse intervalo, os dois códigos poderão ser utilizados pelos clientes sem prejuízo nos atendimentos, inclusive em solicitações emergenciais.


Além da fatura, o número da Unidade Consumidora poderá ser consultado na área do cliente, no site Cemig Atende. De acordo com a empresa, a padronização nacional tem como objetivo modernizar os processos do setor elétrico e unificar a identificação de cada imóvel atendido, como residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.


Comentários


bottom of page