Criminosos invadem campus Santa Mônica da UFU e furtam peças
- Redação

- 3 de jan.
- 1 min de leitura
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi alvo de criminosos na tarde do dia 1º de janeiro de 2026, no campus Santa Mônica, em Uberlândia. Peças metálicas do sistema de combate a incêndio foram furtadas após indivíduos invadirem a área da universidade ao pular o muro.

Inicialmente, a UFU havia informado o furto de cerca de 32 peças metálicas. Durante a ação, a equipe de monitoramento por câmeras identificou rapidamente a movimentação suspeita e acionou a vigilância patrimonial. Um dos envolvidos foi contido ainda dentro do campus, com parte do material furtado, até a chegada da Polícia Militar.

Em nota oficial, a Divisão de Vigilância Patrimonial da Prefeitura Universitária da UFU confirmou que três indivíduos participaram da ação criminosa, por volta das 16h, e que um deles foi detido pela equipe de vigilância e conduzido pela Polícia Militar à Polícia Federal, onde permanece preso. Segundo a universidade, parte dos equipamentos já foi recuperada, e a instituição acompanha o andamento das investigações.
A Polícia Militar também informou que outro suspeito conseguiu fugir pulando o muro do campus, mas foi localizado e preso posteriormente. Ele possui diversas passagens pela polícia, principalmente por crimes contra o patrimônio.
Por se tratar de um crime ocorrido em uma instituição federal, a Polícia Federal é responsável pela investigação. A UFU destacou ainda que tem sido alvo recorrente de furtos e roubos e reforçou que mantém ações permanentes de vigilância, além de cooperar com as forças de segurança para proteger o patrimônio público e garantir a segurança da comunidade acadêmica.














Comentários