top of page

Dezembro Vermelho é a maior mobilização nacional na luta contra o vírus HIV

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 8 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A campanha Dezembro Vermelho é um alerta na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. 


Crédito imagem meramente ilustrativa
Crédito imagem meramente ilustrativa

Saiba como uma pessoa pode se contaminar com o vírus HIV:

  • Fazendo sexo sem camisinha;

  • Compartilhando seringa com mais de uma pessoa;

  • Recebendo Transfusão de sangue contaminado;

  • Usando instrumentos não esterilizados que furam ou cortam a pele.

  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.


No Brasil os beneficiários de planos de saúde têm direito a coberturas que permitem o diagnóstico e o acompanhamento da Aids. O Rol de Procedimentos garante número ilimitado de atendimentos com infectologistas, exames laboratoriais, pesquisa de carga viral e teste rápido para detecção de HIV.


As operadoras de planos de saúde estão proibidas de recusar clientes em função de serem portadores de doenças preexistentes - como os portadores do vírus HIV – e não podem excluir beneficiários usando estes motivos.


Nos últimos dez anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por Aids, segundo o Ministério da Saúde e 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. 


Apesar da redução, cerca de 30 pessoas morreram de aids por dia no ano passado e uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da PrEP, método que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Outra medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, é a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir a infecção. A PEP deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, como violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional. 


O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue para realização de testes rápidos ou laboratoriais através dos quais é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos. Além disso, autotestes de HIV também são ofertados gratuitamente pelo SUS para que as pessoas possam se testar quando e onde quiserem. 


Stela Masson, jornalista e mestre em Educomunicação


Comentários


bottom of page