top of page

Praia luta, mas é derrotado pelo Minas na Superliga Feminina de Vôlei

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Jogando fora de casa, equipe de Uberlândia é superada pelo rival e cai para a quarta posição na tabela


No quarto clássico “Pão de Queijo” da temporada, o Praia Clube foi novamente superado pelo arquirrival Minas por 3 a 0, desta vez com parciais de 25/23, 25/22 e 25/22. A equipe apresentou um desempenho melhor do que nas partidas da Copa Brasília, do Campeonato Mineiro, e do jogo do primeiro turno da Superliga no UTC, mas caiu novamente em sets diretos para o time de Belo Horizonte. A ponteira Payton Caffrey foi a maior pontuadora do confronto com 15 pontos, enquanto Thaísa e Glayce foram as melhores do Minas, com 13 e 12 pontos, respectivamente.


Gleyce, ponteira do Minas, foi eleita a melhor jogadora da partida | Foto: Felipe Deslandes/Minas Tênis Clube
Gleyce, ponteira do Minas, foi eleita a melhor jogadora da partida | Foto: Felipe Deslandes/Minas Tênis Clube

O Praia Clube, comandado pelo português Rui Moreira, entrou em quadra com a levantadora Macris, a oposta Morgan Fingall, as ponteiras Michelle e Payton Caffrey, as centrais Adenízia e Milka, e a líbero Natinha. Já o Minas, do técnico italiano Lorenzo Pintus, começou o jogo com a levantadora polonesa Nowicka, a oposta russa Khaletskaya, as ponteiras Glayce e a canadense Hillary Johnson, as centrais Thaísa e Júlia Kudiess, e a líbero Nyeme.


O Praia começou melhor na partida, com agressividade nos saques e vendo as americanas Caffrey e Fingall como suas principais atacantes no set. Com 17 a 13 no placar, veio a reação do time da capital: comandado por Glayce e Khaletskaya, o Minas reverteu um 17 a 13 contrário para 19 a 17 a seu favor. Rui Moreira até tentou duas paradas técnicas para evitar a virada do rival, mas elas não surtiram efeito. O Praia, impulsionado pela jovem ponteira Maria Clara, que entrou no fim da parcial, salvou dois set points, mas quem saiu na frente do placar foi o Minas com um 25 a 23.


O segundo set até começou equilibrado, mas o Minas logo abriu vantagem no placar. Empurradas pela torcida, as atletas do time da casa foram lideradas pela capitã Thaísa, que anotou seis pontos no set, para abrir 19 a 14. Rui Moreira mexeu na equipe, com a entrada da central Gabi Martins no lugar de Milka, e a inversão do 5x1 com as entradas da ponteira búlgara Koleva e da levantadora Ju Carrijo nos lugares de Macris e Fingall. O time aurinegro encostou no placar, mas em dois erros de saque seguidos no momento crucial do set, a equipe deixou o empate escapar e viu o Minas fechar o segundo set em 25 a 21.


O time da casa veio determinado a fechar o jogo em 3 a 0, enquanto o Praia buscava a remontada. Com Gabi Martins, Ju Carrijo, Koleva e Maria Clara como titulares nos lugares de Milka, Macris, Caffrey e Michelle, o time aurinegro foi para o tudo ou nada, mas o Minas vinha com mais confiança e com o apoio da Arena UniBH lotada. Com uma ótima distribuição de Nowicka, o Minas chegou a abrir 16 a 8, mas o Praia reagiu, ficando apenas três pontos atrás, com 18 a 15. Porém, com dois bloqueios seguidos e um erro de ataque, o Minas abriu 21 a 15 e chegou ao set point em 24 a 18. Mesmo salvando quatro match points seguidos, Thaísa fechou o jogo em bola rápida pelo meio com 25 a 22, e um 3 a 0 no placar.


Com esse resultado, o Minas se consolida na vice-liderança da Superliga, com 38 pontos e um jogo a menos em relação ao líder Sesc-Rio/Flamengo, que possui 43. Já o Praia cai para a quarta posição, com 30 pontos em 15 jogos, sendo ultrapassado pelo Sesi-Bauru, que venceu o Fluminense fora de casa por 3 a 1 e está com 32 pontos e um jogo a mais. A equipe de Uberlândia ainda pode ser ultrapassada pelo Osasco, caso a equipe paulista pontue diante do Mackenzie fora de casa amanhã.


Agora, as equipes voltam à quadra na próxima sexta, dia 6: o Minas joga fora de casa diante do Tijuca, às 19h, enquanto o Praia faz confronto direto contra o Sesi-Bauru em terras paulistas mais tarde, às 21h30. O time uberlandense ainda enfrenta Sorocaba e Mackenzie antes de voltar suas atenções para mais um clássico contra o Minas, dessa vez pela Copa Brasil. Para mais informações, confira a reportagem do Fato Uberlândia.


Por Mateus Batista

Comentários


bottom of page