top of page

F

Vice-prefeito de Uberlândia é alvo de pedido de cassação após caso de racismo

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Foi protocolado um pedido de cassação do mandato do vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, nesta segunda-feira (17/11). O pedido foi realizado pelos vereadores Professor Ronaldo e Dr. Igino, a representação afirma que o político violou princípios da administração pública ao divulgar um vídeo criticando uma exposição sobre racismo realizada no Centro Administrativo da cidade.


PMU Divulgação
PMU Divulgação

A gravação, publicada nas redes sociais de Pelizer, aborda atividades da Mostra Visualidades, que promove ações sobre igualdade racial até 21 de novembro. No vídeo, o vice-prefeito afirma que estudantes estariam sofrendo “lavagem cerebral” e “constrangimento” por parte de servidores da Educação. Ele também questiona o conteúdo de um poema apresentado por um aluno e discorda de explicações dadas por profissionais da rede municipal.


Segundo os autores do pedido, Pelizer “feriu a dignidade do cargo”, distorceu políticas de igualdade racial e ofendeu servidores públicos, expondo o município a constrangimento institucional. O caso foi encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais.


Em nota, o vice-prefeito afirmou ser contrário ao que chama de “doutrinação ideológica” nas escolas e defendeu que professores devem se limitar ao ensino de conteúdo curricular. Ele classificou o pedido de cassação como tentativa de “silenciar opiniões divergentes” e disse que continuará exercendo seu direito de crítica.


A Prefeitura de Uberlândia informou que não irá se manifestar por se tratar de assunto pessoal do vice-prefeito.


Comentários


bottom of page