Mutirão “DIREITO A TER PAI” começa dia 29, com exame gratuito de DNA
- Redação

- 23 de set.
- 2 min de leitura
Começa no próximo dia 29 de setembro e vai até o dia 17 de outubro de 2025, o Mutirão Direito a ter Pai, destinado a toda população em situação de vulnerabilidade de Uberlândia. Segundo a Defensoria Pública do Estado, no dia da inscrição é preciso levar o número de telefone, e o endereço completo da outra parte, além da documentação da criança.

Serão oferecidos gratuitamente: exames de DNA; investigação de paternidade; oferta de alimentos; pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade e maternidade sócio afetiva; regulamentação de guarda; revisional de alimentos (somente para aumentar o valor); e convivência.
Será feito o cadastro da mãe ou responsável da criança, adolescente ou adulto que não tenha o nome do pai na certidão de nascimento ou necessite de um dos outros serviços acima elencados.
Após o cadastro serão notificadas ambas as partes para comparecerem em um dia e horário estabelecido. É obrigatório para medidas judiciais, apresentar o endereço da parte notificada para que seja encontrada e receba a notificação.
Para os participantes do Mutirão, o resultado esperado é priorizar a dignidade da criança e do adolescente com o reconhecimento de paternidade de forma rápida e sem qualquer custo para os assistidos, além do acordo sobre guarda, pensão e visitas.
Os exames de DNA serão feitos de forma gratuita (o laboratório estará na sede na DPMG) e a lavratura de certidão de nascimento será feita na hora, para os reconhecimentos espontâneos no Cartório de Registro Civil, na própria sede da DPMG.
O atendimento será efetuado de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, na sede da Defensoria Pública de Uberlândia, localizada na Av. Fernando Vilela Nº 1.313, Bairro Martins.







Comentários