Operação Rota Universitária desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e armas em Uberlândia
- Redação

- 1 de out.
- 2 min de leitura
Ação integrada do Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em pontos estratégicos próximos à UFU.

Na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, foi deflagrada a Operação Rota Universitária , fruto de uma ação integrada entre o Ministério Público de Minas Gerais , por meio do GAECO Uberlândia , a Polícia Militar de Minas Gerais , por meio do 17º BPM e 9ª Cia Ind PE , e a Polícia Civil de Minas Gerais , por meio do 9º Departamento .
Segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais , a ação tem como objetivo promover uma repressão qualificada a uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e armas , assim como à lavagem de capitais obtidos com atividades ilícitas na cidade de Uberlândia.
As investigações revelaram que a organização possuía uma logística complexa e bem estruturada para a distribuição de entorpecentes , dominando pontos de venda estratégicos, especialmente nas proximidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , traçando uma verdadeira rota do tráfico no Bairro Santa Mônica , com posições privilegiadas no entorno do campus universitário.
No total, foram cumpridos 35 mandados judiciais , sendo 21 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão . Os mandados decorrem de três denúncias já ofertadas pelo Ministério Público ao Poder Judiciário , por meio da 9ª Promotoria de Justiça e do GAECO Uberlândia , imputando aos denunciados os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação ao tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, receptação e lavagem de capitais .
A operação deflagrada nesta data e as ações penais já oferecidas à Justiça decorrem das três fases da Operação Escobar , realizadas neste ano em Uberlândia, conjuntamente pelo MPMG, GAECO Uberlândia, PMMG e PCMG .
A ação representa mais um passo importante no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada em Uberlândia , especialmente nas proximidades de instituições de ensino universitário, reforçando o compromisso das forças de segurança com a preservação da ordem pública e a segurança da população .
Atuaram na operação um Promotor de Justiça, 52 Policiais Militares e 18 Policiais Civis , além de servidores e colaboradores do Ministério Público.
Informações: Ministério Público de Minas Gerais / Polícia Militar / Polícia Civil.







Comentários