top of page

F

Preconceito é o maior risco de desenvolver câncer de próstata

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de nov.
  • 2 min de leitura

O maior perigo de desenvolver o câncer de próstata é o preconceito pois, apesar de ser o segundo tumor mais frequente em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é cercado por preconceito devido ao tabu em relação ao exame - que requer toque retal.  


Crédito de imagem: meramente ilustrativa
Crédito de imagem: meramente ilustrativa

Mesmo não sendo um exame confortável, é um procedimento rápido, simples, barato e fundamental para o diagnóstico da doença. Estamos na campanha Novembro Azul, que é realizada no mundo todo para alertar sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, pois na maioria dos casos a doença é silenciosa.


Como crescem de forma lenta, os tumores de próstata costumam ser detectados quando o homem já tem mais de 60 anos. Assim, o rastreamento deve começar aos 50 anos ou aos 45 em caso de histórico familiar, obesidade ou pessoas negras — que têm risco duas vezes maior de desenvolver o tumor - e mortalidade mais alta.



Sintomas

Em estágios avançados, o câncer de próstata pode provocar dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou interrompido, sensação de urina residual na bexiga, sangramentos, dor nas costas e emagrecimento.


Com  esses sinais, o paciente deve procurar auxílio médico imediatamente. Seja para diagnósticos graves ou não, esses sintomas devem ser investigados e tratados, pois pode ser uma simples infecção urinária ou um tumor.


Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, em 2024 o câncer de próstata matou 48 homens por dia no Brasil, totalizando 17.587 óbitos. Pra finalizar com boa notícia, ressaltamos que quando descoberto precocemente, o câncer de próstata é curável em 90% dos casos,  por isso a importância da campanha preventiva  Novembro Azul.


Comentários


bottom of page